O título do texto é simples, mas a tarefa não é. Nos dias de hoje, o conceito de bike Gravel é bastante amplo, assim como as opções de pneus disponíveis no mercado.
Há alguns anos, quando as bikes Gravel eram raras, encontrar um pneu específico para elas era ainda mais difícil. Lembro-me de quando consegui um Panaracer GravelKing SK 35mm e o instalei na minha bike “Gravel” (que, na verdade, era uma Cyclocross). A diferença em relação ao pneu anterior foi absurda, o que me levou a pesquisar mais sobre pneus e calibragem.

Em uma bike Gravel, a escolha dos pneus é fundamental, pois eles desempenham o papel de tração e amortecimento de impactos. Na maioria das vezes, não há suspensão, e uma escolha errada de pneus e calibragem pode impactar significativamente o desempenho, seja para um competidor ou para quem busca apenas prazer ao pedalar.
Portanto, ao escolher um pneu, algumas perguntas devem ser feitas:
Para qual finalidade a bike será usada?
O Gravel tem muitas vertentes atualmente. Para bikepacking, um tipo de pneu é ideal; para competições, outro; e para mobilidade urbana, um terceiro.
Qual será o terreno predominante?
Terra, cascalho, areia, asfalto, pedra, barro, misto, plano, subidas?
Qual é a sua forma física?
Atleta competidor, entusiasta ou ciclista ocasional?
Qual o tamanho do pneu que cabe na sua bike?
Nos últimos anos, há uma tendência de quadros com mais espaço para pneus largos em todas as modalidades do ciclismo.
Para um atleta de elite ou um amador sério, ter apenas um par de pneus é impensável, pois diferentes condições de terreno e clima podem influenciar diretamente o desempenho. Uma prova com lama, por exemplo, exige um pneu adequado; se você largar com um semi-slick projetado para hardpack, seu desempenho será comprometido.
Porém, para a maioria de nós, a escolha de um pneu ideal para 80% das situações cotidianas já ajuda bastante. É interessante ler as recomendações do fabricante para entender para qual situação o pneu foi desenvolvido.
Vou dar um exemplo da minha escolha: moro em uma região predominantemente plana, com estradas boas, mas com algumas pedras e pequenas erosões. Durante a época da seca, há muita areia. Escolhi o Panaracer GravelKing SS na medida 650bX48mm, um pneu semi-slick com cravos laterais, que atende muito bem às condições da minha região. No entanto, para quem mora em uma região de serra, com chuvas frequentes, erosões e barro, esse pneu não seria o ideal.
Além da escolha do pneu, também é fundamental utilizar a calibragem correta. Mas isso é assunto para um próximo texto!
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